RT Sirocco - шаблон joomla Видео

 

Revmo. Padre,

 

“Cabe sobretudo aos ministros ordenados, chamados a presidir a celebração, empenhar-se na não fácil tarefa de ser mistagogos. Só se nós por primeiro soubermos viver o que celebramos seremos capazes de ajudar outros a entrar na compreensão do próprio mistério. Devemos, todavia, ter presente que 'o objeto da mistagogia não é o rito em si, mas o evento de salvação que através do rito se celebra. Como as Escrituras, que escondem sob a casca da graphé um sentido espiritual, do mesmo modo a liturgia esconde, sob a casca do érgon, da ação, do texto, do rito, um sentido espiritual. O rito é para a liturgia o que a letra é para as Escrituras. Por isso, a liturgia, como as Escrituras, exige uma leitura e uma inteligência espiritual...'”
(Dom Piero Marini, A arte de presidir, 2010).

 

No desejo de contribuir, cada vez mais, para que as Equipes Litúrgicas de nossa Diocese sejam realmente formadas no verdadeiro espírito da Liturgia e, por consequência, sejam formadoras em suas comunidades, enviamos às coordenações paroquiais da Liturgia o nosso Planejamento Diocesano 2017 (clique aqui) e as informações sobre a Escola Diocesana de Liturgia (clique aqui)

A Equipe Diocesana de Animação Litúrgica (EDAL) espera que tendo em mãos o planejamento e o calendário da Pastoral Litúrgica, as Paróquias possam se organizar melhor no trabalho com a Liturgia, bem como preparar, com antecedência, a sua participação nos encontros diocesanos.

Pedimos que o senhor encaminhe este planejamento ao coordenador(a) da Pastoral Litúrgica de sua Paróquia, para que possa ser anexado ao planejamento paroquial. Agradecemos, sensibilizados, o apoio de sua Paróquia à EDAL, enviando pessoas para participar dos Encontros de formação.

Convidamos as equipes de coordenação paroquial da Liturgia para um Encontro no dia 28 de janeiro, das 8h30min às 16h, no Centro de Formação Pastoral em Três Corações - faremos junto com a Pastoral Catequética, para facilitar o transporte - e será cobrada uma taxa de R$ 20,00 (por pessoa) para o almoço e os cafés no dia. Neste encontro, além do planejamento, estudaremos sobre a Iniciação Cristã de Adultos e as orientações litúrgicas dadas pelo nosso Bispo Pedro.

Gostaríamos, mais uma vez, de nos colocar à inteira disposição de sua Paróquia, para o que for preciso no âmbito da Liturgia: cursos, encontros, material.

                   

 Pe. Daniel Menezes Fernandes
Pela Equipe Diocesana de Animação Litúrgica
Campanha, 08 de janeiro de 2017

Solenidade da Epifania do Senhor!